segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Amor perfeito dos jardins

O Amor-perfeito dos jardins é uma herbácea perene que pertence à família das Violaceae e é uma das plantas mais populares na constituição de um espaço exterior. As suas flores são pequenas e delicadas e apresentam uma enorme variedade de cores, como o amarelo, azul, roxo, branco, rosa e o castanho. É de realçar que esta planta tem uma ramagem verde escura, é muito frágil e delicada.
Para cultivar amores-perfeitos dos jardins com sucesso, é necessário plantá-los num local que apresente uma grande exposição solar. Tenha em atenção que a terra precisa de estar bem fertilizada e irrigada de uma forma conveniente para que as plantas se apresentem fortes e consistentes.

Cinerária uma boa planta para plantar no inverno

A Cinerária é uma planta perene que adiciona uma cor intensa aos cantos escuros e sombrios de um jardim. Esta planta tem o nome científico de Senecio douglasii, pertence à família das Asteraceae e cresce cerca de 60 centímetros de altura. As suas flores são de cor branca, rosa, vermelho-púrpura, azul e roxo e daí podem resultar combinações com um efeito bastante interessante.
A Cinerária necessita de ser cultivada num local com sombra parcial ou total e deve ser constantemente regada. É de destacar que o solo de cultivo deve ser rico em nutrientes e, como tal, necessita de estar bem drenado e fertilizado.

Cesto de flores..

Podemos dispor no relvado uma cobertura de flores de diversas tonalidades, de preferência de uma mesma planta. Na cerâmica de argila em forma de pipo,  podes colocar terra especial e plantar sementes de flores, às quais  podes esperar que se multipliquem embelezar o seu jardim. 

Confira Dicas de como Cultivar as Margaridas

Nativas de regiões situadas no hemisfério norte, mais precisamente de países europeus, as margaridas são plantas herbáceas, ou seja, não exibem estrutura lenhosa. Em todo o mundo, é possível encontrar mais de 20 mil espécies dessa flor tão singela. Os diversos exemplares variam em cor e tamanho, embora o mais comum deles seja a popular margarida de pétalas brancas e miolo amarelo. Inocência, simplicidade, pureza, confiança e amor leal são alguns dos significados associados a essa flor tão charmosa. Tanta beleza e sentimentos positivos atraem muitos adeptos a cultivar margaridas tanto em vasos quanto em jardins. Essas florezinhas não são difíceis de serem cuidadas, mas mesmo assim requerem atenção. Confira dicas de como cultivar margaridas!
A grande vantagem é que essa planta pode ser inserida em diferentes tipos de solos, com exceção dos terrenos úmidos demais que atrapalham a germinação das sementes.

Prepare o solo

O primeiro passo para cultivar margaridas é preparar o solo. No momento do plantio é importante que as sementes sejam dispostas a uma profundidade de 0,5 centímetros em relação à superfície. O tempo de germinação costuma variar entre 7 e 21 dias e a floração tende a ocorrer 240 dias depois. Para incitar o surgimento das flores, o mais indicado é adubar a terra com compostos orgânicos e húmus de minhoca de forma periódica.

Atente-se à temperatura

A planta não gosta muito de frio, podendo ficar “adormecida” durante o inverno e voltar a florescer quando o tempo esquentar novamente. Porém, em casos de geadas, elas devem ser protegidas. É necessário que a irrigação aconteça pelo menos uma vez durante o dia, mas, deve-se tomar muito cuidado para não encharcar o solo, pois água em demasia favorece o aparecimento de fungos nocivos à planta.
Para alcançar flores bonitas e os melhores resultados no cultivo de margaridas, mantenha a planta em um local ensolarado, mas tome cuidado para que os raios solares das horas mais quentes do dia não incidam diretamente sobre a flor, queimando suas pétalas e folhas.

Faça a poda regularmente

Sempre que houver flores secas, elas devem ser retiradas. Outra dica é realizar pequenos cortes no caule da planta quando ele já estiver com cerca de 40 centímetros. Isso ajuda a margarida a florescer melhor.
Após a floração, faça o replantio das margaridas em outros vasos ou canteiros, cujo solo foi preparado com os mesmos substratos utilizados. Isso deixará a sua casa mais cheia do encanto e perfume dessas lindas flores!
O charme e os significados associados a essa flor tão charmosa faz com que ela seja oferecida como presentes para pessoas especiais em qualquer ocasião. Homenagear alguém com um belo buquê de flores ou com cestas especiais personalizadas e enfeitadas com margaridas é o mesmo que dizer “você é muito importante para mim”.
Aqui na Giuliana Flores, além de margaridas, você encontra também outros tipos de flores perfeitos para presentear ou decorar o seu ambiente favorito! Confira!


segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

As ervas daninhas são uma praga que estão sempre a crescer onde menos se espera.

As ervas daninhas são muito resistentes. Além disso, crescem por todo o lado? A natureza se infiltra nos nossos jardins, ignorando qualquer coisa. Mas se queremos um jardim bonito sem usar soluções nocivas, podemos recorrer a soluções naturais.
O método que vamos propor é económico, fácil de fazer e não é agressivo com a natureza.
Podemos tirar as ervas com as mãos ou usar produtos químicos para tirá-las. O primeiro sistema é muito eficaz, mas também demora muito. O segundo é arriscado para a natureza.
Nós temos um composto natural que vai ajudar a se livrar das ervas daninhas em modo natural. Deve ser borrifado nas plantas quando o sol estiver mais forte.

Vai precisa de:

  • 3 litros de vinagre branco.
  • 1 chávena de café de sal.
  • Uma colher de sabão para pratos.
Misture tudo e pulverize nas ervas daninhas.
Exprimente e veja os resultados!

Como plantar um Girassol

 girassol (Helianthus annuus) é uma planta nativa da América do Norte que normalmente atinge de 1 m a 4 m de altura. Conhecidas por sua incrível beleza, essas flores são muito cultivadas e simbolizam fama, sucesso, sorte e felicidade. Os frutos secos contém sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas, e podem ser utilizadas para a extração de óleo vegetal ou para fazer farinha. O farelo da extração de óleo, a folhagem e as sementes são também utilizados na alimentação de aves e outros animais.
girassol cresce bem com temperaturas elevadas, tolerando até mesmo temperaturas próximas a 40° C. Assim, a temperatura mínima durante o ciclo de cultivo não deve ser inferior a 5° C, sendo melhor que não fique abaixo de 10° C. E vale lembrar que ventos fortes e tempestades podem causar danos as plantas.
A planta precisa receber luz solar direta por algumas horas ao dia.
Quanto ao local de plantio, o solo deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante em relação ao pH do solo, mas o ideal é que esteja entre 6 e 7,5.
Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido húmido, mas nunca encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.
As sementes geralmente são semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 a 4 cm, pois as mudas de girassol geralmente não toleram bem o transplante. Caso sejam semeadas em sementeiras ou em copos feitos de papel jornal, faça o transplante assim que as mudas estiverem prontas para serem manuseadas sem sofrer danos, mas antes que as raízes ocupem todo o volume do recipiente. As sementes germinam normalmente em uma ou duas semanas.
girassol também pode ser cultivado em vasos grandes, mas neste caso o ideal é plantar apenas ornamentais anões ou de menor tamanho.
Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes no início do plantio.
Para se definir a melhor época para plantar girassol, devemos levar em conta alguns parâmetros:

1.Girassol necessita de humidade no solo aproximadamente até o 60º dia após germinação.

2.A floração do girassol não deve coincidir com períodos húmidos e frios.

3.A floração e enchimento de grão também não devem coincidir com períodos muito chuvosos.

4.A colheita do girassol, também não deve coincidir com época muito chuvosa.

5.No período que vai da formação botão floral até o final da floração, não devem ocorrer geadas.

6.O momento de plantio deve coincidir com período de boas chuvas e temperaturas adequadas para germinação.

Sendo assim podemos pensar em diferentes épocas para diferentes locais.

O plantio do girassol em São Paulo por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.

Dependendo da região e do tamanho da plantação, pode ser necessário colocar alguma proteção contra as aves, pois estas podem se alimentar das sementes e diminuir ou mesmo arruinar a colheita.

A colheita pode ser feita geralmente de 70 a 90 dias após o plantio, embora isso possa variar conforme as condições de cultivo.

A colheita manual deve ser realizada quando o miolo da planta apresentar cor castanho-clara.
Ficou animado para cultivar estas lindíssimas flores que além de emitirem boas energias poderão enfeitar sua casa? Então conte para a gente aqui nos comentários onde pretende colocá-las! 😉

Rota das Camélias

  Belas e enigmáticas, as camélias chegaram do Oriente pela mão dos navegadores portugueses e desde os princípios do Séc. XIX alegram os ...